segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

ACONTECE HOJE!!!

CURTA CIRCUITO 2012


O Curta Circuito – Mostra de Cinema Permanente faz uma homenagem no mês de dezembro, ao Centro de Estudos Cinematográficos – CEC. Para a primeira exibição teremos a sessão Panoramas 1 – CEMICE, dia 03, segunda feira, às 19h, no Cine Humberto Mauro, Palácio das Artes, com entrada franca.
O Curta Circuito - Mostra de Cinema Permanente, que faz uma homenagem nesse mês de dezembro, ao Centro de Estudos Cinematográficos (CEC).        Para primeira exibição ocorrerá a sessão Panoramas 1 - CEMICE, hoje dia 03 de dezembro, às 19 horas, no Cine Humberto Mauro, Palácio das artes.    Com entrada é franca.
Nessa sessão serão apresentados alguns filmes realizados pelos sócios do CEMICE nas décadas de 60, 70 e 80, que representaram suas paixões e garras pela existência de uma indústria cinematográfica no estado. E, dentre eles, está o laçamento do curta "O doce segredo de Bárbara", do cequiano Paulo Augusto Gomes. Recentemente finalizado, o curta faz parte de um material de quase 30 anos atras que o diretor resgatou de sua memória e que agora trás para as telas.                                                                          

Curtas que serão exibidos:

Interregno/ Flávio Werneck, MG, 1996, 10'
"O bar tornou-se para o jovem intelectual belorizontino um ponto de reunião, um lugar onde, fugindo daquela opressão da cidade, encontra-se com os amigos para discutir os assuntos que o interessam de perto  e encontrar-se a si mesmo. (...) tem a faculdade de isolar o mundo exterior, por isso a escolha das belas e pesadas paredes do Calabouço...". 

Toda a Memória das Minas/ Geraldo Veloso, MG, 1978, 18'
Mergulho poético e fragmentário em uma série de referencias pessoais do autor. A família, o imaginário infantil, a literatura oral, fragmentos de realidade afetiva (geográfica, existencial e fenomenológica) contribuem para a discussão sobre a escolha e o desenvolvimento de temas que se tornam filmes. 

O Doce Segredo de Bárbara/ Paulo Augusto Gomes, MG, 2011, 17' - LANÇAMENTO
Uma discussão sobre o ato da criação entre uma personagem e seus criadores, a escritora autora do argumento original e o diretor do filme.

Entrada Franca
Indicado para maiores de 18 anos.
Acontece hoje 03/12 às 19 horas, no 
Cine Humberto Mauro (Av. Afonso Pena, 1537)
Informações: (31) 3236-7400



Para você saber!!!

CEMICE - Centro Mineiro de Cinema Experimental surgiu, de acordo com relato de Maurício Gomes Leite, de uma reunião noturna em uma mesa de bar, entre cinco sócios do Centro de Estudos Cinematográficos (CEC). A criação dessa entidade cultural vinha de encontro ao entusiasmo pelo fazer cinematográfico de seus sócios, alguns dos quais tinham acabado de integrar as equipes de dois importantes filmes "A hora e a vez de Augusto Matraga" (de Roberto Santos) e "O Padre e a Moça" (de Joaquim Pedro de Andrade). A ideia era criar um movimento que gerasse condições (mesmo ainda que precárias) de se produzir em Minas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário