terça-feira, 4 de dezembro de 2012

ACONTECE TERÇAS E QUINTAS!! MOSTRA O DESEJO NO CINEMA


NO CENTRO CULTURAL UFMG


O espanhol Luis Buñuel (1900-1983) é, sem dúvida, um dos diretores que mais profundamente tratou o tema desejo. Desde seu primeiro filme "Um cão Andaluz", de 1929, feito em parceria com Salvador Dali, Buñuel trata do desejo e seus obstáculos, da relação entre erotismo e morte. Seu último filme, "Esse obscuro objeto do desejo", fecha o círculo de obsessivas reflexões sobre o tema. 

Para a presente mostra, foram selecionados cinco filmes imprescindíveis do diretor, nos quais se pode observar a intensidade do olhar sobre os objetos, a crítica à moral burguesa, mesclas de realidade e fantasia, indícios de violência oculta, relação velho-jovem e, mais do que tudo, a onipresença do desejo e suas obras.

Elisa Amorim Vieira
Marcos Alexandre


Abaixo segue programação e sinopse dos filmes que serão exibidos.

Dia 04 de dezembro
VIRIDIANA
ESPANHA - 1961 - 90 min
Don Jaime, velho fidalgo espanhol, vive retirado em uma fazenda abandonada desde a morte de sua esposa, ocorrida trinta anos atrás, no dia do seu casamento. O fidalgo recebe a visita de sua sobrinha Viridiana, noviça em um convento, que se parece extraordinariamente com sua mulher. Ela vai despedir-se do tio antes de professar definitivamente. Diante de tamanha semelhança, Don Jaime se apaixona loucamente por Viridiana, mas suas súplicas não a convencem a permanecer a seu lado.
Apresentação: Prof. Elisa Maria Amorim (FALE-UFMG)


Dia 06 de dezembro
DIÁRIO DE UMA CAMAREIRA 
FRANÇA - 1964 - 93 min
Celestine é uma camareira que conseguiu uma ocupação no campo trabalhando para a família Monteil, que tem certas peculiaridades. A patroa de Celestine, é frígida, mas seu marido esta sempre caçando animais ou mulheres. O pai de sua patroa tem um fetiche: sapatos femininos, e logo faz Celestine usar um deles. Joseph, um trabalhador da região, se sente atraído por Celestine, que contorna a situação e faz amizade com o ex-oficial Mauger, que não suporta seu patrão. Quando o pai de sua patroa falece, Celestine deixa o emprego, pois pensava em voltar para Paris. Porém ela altera seus planos ao saber que Claire, uma doce garotinha da região, foi morta e estuprada. Celestine crê que o criminoso seja Joseph, que ironicamente diz a Celestine que quer se casar com ela. Ela então vai trabalhar na casa de Joseph e lá começa a criar indícios que incriminem seu noivo. 


Dia 11 de dezembro
BELA DA TARDE
FRANÇA - 1966 - 100 min
Séverine é uma jovem rica e bonita, porém infeliz. Ela ama seu marido, que é um médico, mas eles não são tão íntimos quanto ela deseja. Ela então procura um discreto bordel, comandado por Madame Anais, para realizar suas fantasias eróticas e conseguir o prazer que seu marido não lhe proporciona. Séverine trabalha como prostituta à tarde e à noite retoma sua vida de casada. 







Dia 13 de dezembro
TRISTANA
ESPANHA - 1970 - 98 min
Toledo ano de 1923. Tristana, uma jovem de 18 anos que acabou de perder sua mãe, é recolhida por Don Lope, um aristocrata meio arruinado, famoso pelas suas convicções de pensador livre. Ignorante do mundo e da vida, Tristana sente pelo seu tutor uma mistura de reconhecimento e repulsão. Porém, não tarda em tornar-se sua amante, indo contra a desaprovação da governanta, Saturna e os murmúrios das pessoas. Tristana trava conhecimento com Horacio, um jovem pintor por quem ela se apaixona. 


Dia 18 de dezembro
ESSE OBSCURO OBJETO DO DESEJO
FRANÇA/ESPANHA - 1977 - 99 min
Logo após Mathieu entrar em um trem, ele joga um balde de água numa bela jovem que estava na plataforma, surpreendendo os passageiros que ocupavam sua cabine. Ele resolve explicar a seus companheiros de viagem a razão de seu ato e lhes conta sobre sua obsessão por Conchita, uma bela arrumadeira que parecia nunca ter trabalhado antes com as mãos. Começou, então, um jogo de gato e rato no qual Mathieu, um homem rico e sofisticado que esta entrando na 3ª idade, tenta obsessivamente ganhar os afetos de uma jovem de 18 anos. Cochita, por sua vez, manipula seu desejo e assim cada um deles tenta ganhar o controle absoluto sobre o outro. 



A Mostra acontece à partir de hoje, até dia 18 de dezembro, às terças e quintas. No Centro Cultural UFMG (Av. Santos Dumont, 174), às 19 horas. Com entrada gratuita.

Maiores informações: (31) 3409-8290

Nenhum comentário:

Postar um comentário