sexta-feira, 8 de março de 2013

ESPETÁCULO DE DANÇA DESPLANTE.DOC

Nos dias 8 e 9 de março (sexta e sábado), às 20 horas, a premiada dançarina e coreógrafa Laura Pacheco estará no Espaço Cultural Ambiente (Rua Grão Pará, 185 - Santa Efigênia) para apresentar seu instigante e elogiado espetáculo “Desplante.doc”.

No dia 8, logo após o espetáculo, haverá um bate-papo com a artista com a presença do professor convidado Eduardo de Jesus. O tema será: Diálogos transculturais: a imagem como ação e processo performativo em dança. Além das apresentações e do debate Laura irá ministrar oficina. Todas as atividades tem entrada franca.

Estas apresentações gratuitas, nos dias 8 e 9 de março, fazem parte do projeto Prêmio Procultura de Estímulo ao Circo, Dança e Teatro FUNARTE e irá circular no mês de março por sete cidades brasileiras: Salvador, Belo Horizonte, São Paulo, Ouro Preto, Florianópolis, Porto Alegre e Curitiba.

“Desplante.doc” é um espetáculo que mostra parte da experiência migrante da artista Laura Pacheco em terras estrangeiras. Situado entre a dança, o vídeo e performance, Desplante (em outro lugar) trata dos choques culturais, os deslocamentos e as adaptações possíveis e necessárias na relação entre o estranho e o familiar entre diferentes culturas, fazendo desse tema o estímulo para a criação artística. O espetáculo revela o desafio de expor-se e observar-se em terras estrangeiras, afetando-se e deixando-se ser afetado pelo ambiente estranho e por outros corpos imigrantes. Aqui o corpo da artista torna-se o próprio local de produção do discurso e de questionamento da própria ação comunicativa. Trata-se de um trabalho que desestabiliza estereótipos, questiona as origens, subverte identidades pré-estabelecidas, busca adaptação, e criar intimidade onde não tem.

Ficha Técnica:
Desplante.doc 

Direção: criação, performance: Laura Pacheco 
Assistente de Direção: Giltanei Amorim 
Colaboração Coreográfica: Minako Seki
Design de Som: Zam Jonhson 
Edição de video: Roger Rossel
Artistas colaboradoras: Cristina Rosa, Carmen La Talegona, Laura Castro, Paula Carneiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário