sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

ANDREYA GARAVELLO É MEDEIA

Andreya Garavello interpreta Medeia, personagem título da tragédia mais montada no Brasil. Agora, na 39ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança, volta à cena e na Direção geral para duas apresentações no Teatro de Arena do Parque das Mangabeiras: dias 16/02 (sábado) e 17/02 (domingo), às 16h30. As apresentações poderão ser transferidas para o sábado e/ou domingo seguintes, CASO CHOVA. A entrada é franca, por conta da 39ª Campanha de Popularização. Censura: livre.

Em 2007 a atriz Andreya Garavello fez a sua última apresentação em Belo Horizonte, embora continuasse cumprindo agenda de viagens, em projetos como Trilhas da Cultura, Teatro Cauê nas Escolas, entre outros. Agora, volta em grande estilo para um novo desafio na sua carreira: dar vida à Medeia (Eurípides, 431 a.C.).

No Brasil Medeia é das tragédias gregas a mais montada. A história, apesar de escrita no século V a.C. é ainda bastante atual: uma mulher mais velha, mãe de dois filhos, é trocada pelo marido por uma mulher mais jovem e mais rica. Medeia é a mulher abandonada por Jasão. Para se vingar daqueles que provocam seu sofrimento e a quebra de um juramento (seu casamento com Jasão), feito em nome dos deuses, planeja e mata o rei Creonte e a filha, a princesa que se casou com Jasão. Não o mata, mas os filhos que tiveram, deixando assim o grande herói dos Argonautas (Jasão) sem reino e sem herdeiros. Depois foge no Carro do Sol, para Atenas. Medeia é a única mulher na literatura grega que vence o mundo masculino e ainda permanece viva e gloriosa.

Elenco

Além de Andreya Garavello (Medeia) e Guilherme Colina (Jasão) estão em cena: o experiente Geraldo Peninha (“Inimigo do Povo”), em três personagens (prática clássica nas tragédias gregas), como o rei Creonte, Egeu e o Pedagogo; a veterana Gaya Bouchardet (“A Cantora Careca”), como a ama; e Alessandra Stella (“Os Outros”), que faz o mensageiro. O coro, outro clássico das tragédias, neste espetáculo está bem representado por três mulheres, que na verdade são uma só, de três cabeças: Jay Barcellos, Raposa Lopes (“Navalha na Carne”) e Josi Félix (“Prometeu Liberto”), que também é responsável pela criação musical, já que elas tocam instrumentos e cantam, além de interpretarem e dançarem. Em Medeia Andreya considera com atores de quatro gerações, inclusive, pela primeira vez pisa no palco ao lado do veterano Geraldo Peninha, que admira profundamente.

Nos bastidores 

Direção Geral/Artística: Andreya Garavello.
Direção de Ator: Andreya Garavello e Vinícius Albricker.
Preparação Vocal: Marco Flávio Alvarenga.
Direção Musical e Trilha Sonora: Josi Félix.
Preparação Corporal: Dulce Beltrão.
Figurino e Adereços: Léo Piló.
Maquiagem: Regina Maia.
Cenário: Renato Martins.
Fotos: Melissa Oliveira
Produção: Joubert Cândido
APOIO: Faculdade FACISABH
PROMOÇÃO: Faculdade de Letras da UFMG
PATROCÍNIO: Teixeira Transportes, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (Governo de Minas)
DIVULGAÇÃOI/ARTICULAÇÃO: 4X4

Nenhum comentário:

Postar um comentário