sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

EXPOSIÇÃO "NARRATIVAS DO SAMBA E DO CARNAVAL EM BH"

História do samba e do carnaval em BH é tema de nova exposição no MHAB!
Narrativas do Samba e do Carnaval em Belo Horizonte!


A Fundação Municipal de Cultura abre ao público na próxima sexta-feira, dia 1º de fevereiro, no Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB), a exposição “Narrativas do Samba e do Carnaval em Belo Horizonte”. A mostra, uma espécie de degustação que reúne pequena parte dos acervos pesquisados pelo historiador e documentarista Marcos Valério M. Maia, curador da exposição, destaca fragmentos de uma história pouco conhecida: o samba na capital mineira e sua principal caixa de ressonância, o carnaval de escolas de samba, blocos e outras agremiações.



Instalada no foyer térreo do edifício-sede do Museu, a exposição ficará em cartaz por um período aproximado de três meses, podendo ser visitada de terça a domingo, das 10h às 17h, e nas quartas e quintas-feiras, das 10h às 21h.

De Terça a Domingo, das 10 às 17 horas. Quarta e Quinta, das 10 às 21 horas. Entrada Franca! Museu Histórico Abílio Barreto (Av. Prudente de Morais, 202 - Cidade Jardim)


Temas como a relação do samba e do carnaval com os meios de comunicação, os personagens dessa história e a velha guarda de Belo Horizonte são narrados por meio de fotografias, jornais de época, depoimentos de história oral, imagens em movimento, cartazes e objetos. Entre outros, são lembrados Mário Januário da Silva, o Popó, fundador da Escola de Samba Pedreira Unida, primeira da capital mineira; os concursos “Rainha do Carnaval” e “Cidadão Samba”; o tradicional Clube dos Matankins; o trabalho do próprio Abílio Barreto como historiador da cidade, além de nomes da velha guarda, como Kalu e Rosalvo Brasil.

Com esta mostra, o Museu pretende afirmar a tradição do samba e do carnaval em Belo Horizonte no momento em que a cidade se reconcilia com seu carnaval de rua e em que vários sambistas e grupos musicais se afirmam na cena cultural da cidade e do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário