quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

SEMINÁRIO ARTE POPULAR E CONTEMPORÂNEA - RELAÇÕES E OLHARES POSSÍVEIS


O Sesc apresenta, desde dezembro de 2012, a exposição Dona Izabel e outros contemporâneos, na Galeria de Arte GTO, do Sesc Palladium, com obras da artista do Vale do Jequitinhonha e de cinco artistas que criaram trabalhos especialmente para esta mostra.

E no dia 21 de fevereiro, o seminário Arte popular e contemporânea: relações e olhares possíveis, no Grande Teatro do Sesc Palladium, com entrada franca.

O seminário terá a presença do poeta e crítico de arte Ferreira Gullar, da antropóloga Angela Mascelani (RJ), das professoras e pesquisadoras Maria Angélica Melendi (UFMG) e Lorena Dar’c (UEMG). Além deles, o evento receberá os artistas plásticos Yara Tupinambá, Erli Fantini, Lucas Dupin, Bruno Amarante e Juliana Capibaribe, que apresentaram obras nesta exposição e dialogaram com o universo dos trabalhos dessa importante ceramista que é Dona Izabel Mendes da Cunha.

A proposta do seminário é discutir as fronteiras entre arte popular e contemporânea. Mais que encontrar consensos e respostas, o evento propõe criar diálogos que possam contribuir para reflexões sobre a arte em seus diversos suportes e tradições. Com esse seminário, o Sesc, em suas diversas frentes no âmbito da cultura, traz ao público não só a tradição da arte popular, mas sobretudo o lugar dela nas artes plásticas como o real valor da sua qualidade estética e cultural.

PROGRAMAÇÃO

8h30 às 9h30 – Credenciamento
9h30 – Exibição documentário Dona Izabel Mendes da Cunha.
10h às 12h – Roda de conversa Tradição e Inovação: arte popular e arte contemporânea Participantes: Erli Fanitini, Lucas Dupin, Bruno Amarante, Yara Tupinambá, Juliana Capibaribe. Mediador: José Junior de Oliveira (SESC/MG)
12h às 13h – Intervalo (almoço)
13h às 17h30 – Diálogos Possibilidades e tensões nas fronteiras da arte: entre arte popular e arte contemporânea Participantes: Ferreira Gullar, Angela Mascelani, Maria Angélica Melendi, Lorena Dar’c. Mediador da Mesa: Mário Alex (SESC/MG)
17h30 - Encerramento

Nenhum comentário:

Postar um comentário