quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

DOCUMENTÁRIO: PASSOS DA LIBERDADE

O Museu das Minas e do Metal - EBX, em parceria com a Rede Minas, exibe o último episódio da série “Da Boemia à Liberdade”, do programa Bem Cultural. Nesta quinta sessão, será exibido o episódio Passos da Liberdade, que aborda as sucessivas gerações que passaram pela Praça da Liberdade e fizeram do local espaço de lazer e convivência. Após a exibição, o convidado para o debate é Luiz Henrique Garcia, historiador e professor da Escola de Ciência da Informação da UFMG. O evento acontece nesta quinta-feira, 28 de fevereiro, às 19h30, com entrada franca.

Numa perspectiva histórica, o documentário destaca a Praça da Liberdade como ponto de encontro entre moradores e visitantes para conversar, paquerar, namorar, caminhar, correr, brincar e se divertir, em meio ao caos da metrópole. Por ser um espaço público tradicional, o espaço foi preservado para evitar sua descaracterização arquitetônica e paisagística. Dessa forma, a Praça da Liberdade se manteve como lugar de referência na cidade, mesmo com as transformações ocorridas desde o início da capital.

Professor e pesquisador do departamento de Museologia da Escola de Ciência da Informação da UFMG, o historiador Luiz Henrique Garcia foi coordenador de pesquisa do Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB) entre 2002 e 2010. Coordena o grupo de pesquisa “Observatório de Museus” da UFMG, além de ser membro do Centro de Convergência de Novas Mídias (CCNM) da universidade. Atua principalmente nas áreas de história da música popular brasileira, patrimônio e memória, trocas culturais, territórios e cidades.

Desde setembro de 2012, o Museu promove sessões comentadas dos episódios da série “Da boemia à Liberdade”, do programa Bem Cultural, da Rede Minas. A série percorre a história e o cotidiano da Rua da Bahia até a Praça da Liberdade, conhecendo seus lugares e personagens.

O Museu das Minas e do Metal - EBX integra o Circuito Cultural Praça da Liberdade e tem patrocínio direto do Grupo EBX.

Sessão comentada do documentário Passos da Liberdade no MMM 
Convidado: Luiz Henrique Garcia, historiador e professor da UFMG 
Classificação etária: Livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário