quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

HISTÓRIA PERMANENTE DO CINEMA - SER OU NÃO SER

O projeto História Permanente do Cinema apresenta, no mês de fevereiro, quatro grandes clássicos do cinema: “As vinhas da ira”, “Ser ou não ser”, ‘Diabo a quatro” e “A luz é para todos”. O Projeto acontece sempre às quintas-férias, às 17 horas, no Cine Humberto Mauro.

Nesta quinta, dia 14 de fevereiro, será exibido “Ser ou Não Ser”, obra do cineasta alemão Ernst Lubitschm , udos nomes mais notórios ao se falar em humor inteligente na história do cinema. O diretor foi um grande mentor para Billy Wilder, que se inspirou no mestre ancorado em seu estilo – um olhar crítico, sagaz e refinado, conhecido como Lubitsch touch. Em 1922 o cineasta foi morar nos EUA e se tornou um dos maiores nomes da comédia americana. Ser ou não ser, uma de suas pérolas, é um ousado filme que retrata a Polônia durante o complexo período de ocupação nazista.

14/02 Quinta feira às 17 horas - Ser ou Não Ser, de Ernst Lubitsch | (Livre) | 99 min | Sessão comentada.

Estamos na Polônia em 1939 e Hitler caminha tranquilo pelas ruas. O narrador intervém, dois oficiais da Gestapo tentam extrair informações de uma criança e Hitler entra. Descobrimos que se trata de um ensaio de uma peça teatral, e que o ator que interpretava Hitler, irritado, saiu pelas ruas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário