sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

BATE BAPO TREM TAN TAN

Nesta sexta-feira, 22 de fevereiro, o artista, poeta e arte-educador, Babilak Bah, fará , às 20 horas, um bate papo na Casa Una de Cultura sobre o projeto Trem Tan Tan. Trata-se de um programa de inserção social e resgate da cidadania de pessoas com sofrimento mental, tendo como eixo a pesquisa rítmica, depoimentos e criação musical - uma surpresa poética, sensível e emocionante que encanta quem acompanha seu percurso, sente seu ritmo e percebe seu som já registrado no CD homônimo.



O nome Trem Tan Tan também é o título de uma música criada pelo grupo e faz referência aos trens que, na década de oitenta, levava loucos de hospícios públicos de Belo Horizonte para o grande manicômio de Barbacena. Com toda a sua diversidade sonora, o Trem contribui para a desmistificação dos mitos associados à loucura, onde o sujeito surge como cidadão/passageiro em busca de seus sonhos.

Surgido da experiência do projeto de saúde mental da Prefeitura de Belo Horizonte e coordenado pelo músico e poeta Babilak Bah o grupo comemorou no final do ano passado (2012), 10 anos de trajetória com o lançamento do CD “Sambabilolado”.

O cd não é de samba tradicional, mas passeia por ritmos que dialogam com o samba como o rap, hip hop, soul, além do samba de batuque.

As letras, compostas pelos cidadãos com sofrimento mental, exibem uma poética lúdica como pode ser observado na degustativa “Melô do Mandiocão”, de Rogéria Pereira, que discorre sobre uma receita de vaca atolada e no “Que louco que nada”, de Carlos Ferreira, que denuncia os preconceitos associados aos loucos.

Neste bate papo, a ser realizado na Casa Una de Cultura, o Trem Tan Tan volta aos trilhos para mostrar toda sua irreverência e criatividade associados ao discurso a favor da liberdade, sustentabilidade e uma sociedade sem manicômios.

Durante o encontro o grupo pretende ainda cantar e tocar algumas músicas do trabalho “Sambabilolado” com a participação de seu diretor, Babilak Bah, que apresentará um “diálogo” de pífano e trompete envolvendo todo o público. 

A entrada é gratuita mediante lotação da Casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário