segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

ARENA DA CULTURA ABRE 2.400 VAGAS GRATUITAS PARA OFICINA

A Fundação Municipal de Cultura abriu inscrições para as oficinas gratuitas do projeto Arena da Cultura. Em 2013, são oferecidas 2400 vagas, um recorde do programa, para as áreas de artes visuais, circo, dança, música, teatro e patrimônio cultural, espalhadas por todas as regiões de Belo Horizonte. As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de fevereiro, nos Centros Culturais e nos Núcleos BH Cidadania mais próximos da residência do interessado. O endereço e telefone destes locais podem ser consultados no site da FMC – www.pbh.gov.br/cultura

"Reabrimos o projeto Arena da Cultura com força total, abrindo o maior número de vagas nos últimos anos. São 2.400, para diversas oficinas, em todas as regionais da cidade. É um projeto de formação maravilhoso e totalmente gratuito para a população, que planta a semente para um ainda maior, a Escola Livre de Artes, um dos pontos do Plano de Governo do prefeito Marcio Lacerda para este mandato na área cultural", afirma o Presidente da Fundação Municipal de Cultura, Leônidas Oliveira.

As vagas estão distribuídas em duas categorias: oficinas de sensibilização (curta duração) e oficinas de Iniciação (longa duração). Os candidatos que desejam participar das oficinas de Sensibilização em Artes e em Patrimônio Cultural devem ter idade mínima de 6 anos e comprovar residência em Belo Horizonte. As oficinas têm duração de 36 horas. Os interessados menores de 16 anos devem ser cadastrados pelos pais ou responsáveis.

Já as oficinas de Iniciação Artística têm duração de seis meses e integram o processo de formação proposto pelo projeto, com duração de quatro anos. Elas abrangem cursos em diversas linguagens. Para participar, o interessado deve comprovar residência em Belo Horizonte, ter idade mínima de 14 anos e ser alfabetizado. 

O Arena da Cultura 

O Projeto Arena da Cultura foi implementado pela Prefeitura de Belo Horizonte em 1998, para cumprir metas de descentralização cultural e para ser desenvolvido nas nove regiões administrativas de Belo Horizonte.

O Projeto prevê um ciclo formativo de quatro anos, em quatro linguagens artísticas: Artes Visuais, Dança, Música e Teatro. Esse ciclo formativo está organizado em três etapas: iniciação, aprofundamento e especialização, realizados em módulos que variam de 1 a 4 semestres, de acordo com a linguagem artística e o nível de cada turma. 

O Arena da Cultura conta com uma equipe de coordenadores nas áreas de Artes Visuais, Dança, Música, Patrimônio Cultural e Teatro/Circo, responsáveis por propor, acompanhar e avaliar os trabalhos desenvolvidos, dinamizando os processos formativos, conceituais e metodológicos e a permanente reflexão em cada uma das linhas de atuação do projeto.

Mais informações: (31) 3277-4644 / 3277-4656

Nenhum comentário:

Postar um comentário