terça-feira, 29 de janeiro de 2013

CINEMA EM TRANSE - "DEUS E O DIABO NA TERRA DO SOL"

A exibição de filmes representativos da cinegrafia brasileira, produzidos a partir dos anos 1950, é a proposta do projeto Cinema em Transe, no Sesc Palladium (Av. Augusto de Lima, 420). No dia 29 de janeiro, será apresentado “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, do cineasta Glauber Rocha, às 20h.

O objetivo do projeto é mostrar filmes que exploram novas estéticas cinematográficas e que resistem à industrialização do cinema. O título “Cinema em Transe” é uma homenagem a Glauber Rocha, autor do filme Terra em Transe (1967) e propulsor do Cinema Novo, movimento cinematográfico brasileiro influenciado pelo Neo-realismo italiano e pela Nouvelle Vague francesa, com a proposta de produzir filmes de baixo orçamento que dessem conta de uma espécie de realismo brasileiro.

Um dos grandes marcos do Cinema Novo, o segundo longa-metragem do cineasta Glauber Rocha, “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, se apodera da linguagem do cordel para mergulhar no nordeste do cangaço, do fanatismo religioso, da miséria e do poder cruel dos coronéis. O resultado é uma obra-prima barroca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário