quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

SESSÃO COMENTADA DO DOCUMENTÁRIO ARES DE LIBERDADE NO MUSEU DAS MINAS E DO METAL

O Museu das Minas e do Metal - EBX (Praça da Liberdade, s/n - Prédio Rosa), em parceria com a Rede Minas, exibe nesta quinta-feira, 31 de janeiro, às 19h30, o quarto episódio da série “Da Boemia à Liberdade”, do programa Bem Cultural. Nesta quarta sessão, será exibido o episódio Ares da Liberdade, que apresenta a Praça da Liberdade como espaço fundador da nova capital mineira. Após a exibição, o convidado para o debate é Flávio Carsalade, arquiteto e professor da Escola de Arquitetura da UFMG. O evento tem entrada franca.

A Praça da Liberdade é referencial urbano e simbólico do poder republicano em Minas Gerais, representado pelo Palácio do Governo e as secretarias de Estado. Desde a sua inauguração, a praça foi implantada para ser um grande jardim público e local de encontro, convívio e lazer da população que veio ocupar a cidade moderna, planejada. Ao longo do tempo, o paisagismo original da praça se alterou, bem como o conjunto arquitetônico do seu entorno, composto por diversos estilos que contam um pouco da história de Belo Horizonte.

Flávio de Lemos Carsalade é arquiteto e doutor em arquitetura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) na área de patrimônio cultural. É professor da Escola de Arquitetura da UFMG desde 1982 e atuou como professor visitante na Universidade Politécnica de Madrid, em 2009, e na Universidade de Washington, em 1991. Já realizou mais de 300 projetos em todo o país e ganhou diversos prêmios.

Desde setembro de 2012, o Museu promove sessões comentadas dos episódios da série “Da boemia à Liberdade”, do programa Bem Cultural, da Rede Minas. A série percorre a história e o cotidiano da Rua da Bahia até a Praça da Liberdade, conhecendo seus lugares e personagens.

O Museu das Minas e do Metal - EBX integra o Circuito Cultural Praça da Liberdade e tem patrocínio direto do Grupo EBX.

Nenhum comentário:

Postar um comentário