quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

EXPOSIÇÃO - MINEIRÃO: A RECONSTRUÇÃO

Um olhar sobre a reconstrução!

Fotógrafo retrata o cotidiano das obras no Mineirão em mostra no Espaço Cultural V & M do Brasil.

Belo Horizonte, janeiro de 2013 - Falta pouco para que a bola volte a rolar no Estádio Governador Magalhães Pinto, o Mineirão. Foram quase dois anos e meio de obras, vivência e histórias que se cruzaram diante das lentes do fotógrafo Sylvio Coutinho. A partir do material coletado, durante este período, ele idealizou a exposição “Mineirão – a reconstrução de um monumento”, que fica em cartaz até 21 de fevereiro no Espaço Cultural V & M do BRASIL, das 09 às 17 horas, com visitas gratuitas pré agendadas com Robson Soares.

Informações: (31) 3328-2840 | (31) 9967-2840 

Convidado pela V & M do BRASIL (VMB), o artista selecionou registros da instalação da nova cobertura do estádio, na qual foram utilizados 1.500 toneladas de tubos de aço sem costura produzidos pela Empresa. Serão exibidos 34 painéis fotográficos de 1m x 1,5m.

Nas imagens, a imponência do monumental é contrastada ao anonimato dos operários. Manifestações mais concretas como arcos, texturas, portais e desconstrução dividem espaço com a caracterização de sentimentos menos palpáveis, mas eminentes, como a apreensão, reflexão e a alegria no trabalho realizado com êxito. Na mostra, Sylvio transita entre o documental e o “Fine Art”.

Segundo o fotógrafo, o viés humanizado do trabalho surgiu a partir da convivência durante a obra. “Me envolvi muito com os trabalhadores. Eram pessoas de todos os cantos do país, com as mais diversas histórias de vida. Minha maior felicidade foi o fato da obra ter sido finalizada sem nenhum acidente grave”, confessa.

A exposição abre o calendário de 2013 do Espaço Cultural V &M do BRASIL. Para o curador, Robson Soares, a escolha pela sensibilidade transposta nas fotografias de Sylvio foi certeira. “Começamos 2013 com a intenção de reafirmar a nossa postura de acolhimento e reverberação das artes. É com alegria que recebemos um artista tão talentoso como o Sylvio e, com certeza, ele é só a primeira de uma série de boas surpresas que o espaço receberá ao longo do ano”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário