quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

INVENTÁRIO - ARGILA

Inventário/Argila é uma instalação resultado da pesquisa/vivência do artista na cidade de Belo Horizonte, nos seus arredores e em outros municípios. A pesquisa se deu em olarias de cerâmica popular, visitas a atelier, museus; e conversas com artistas, pesquisadores e interessados.

A instalação é composta por centenas de trabalhos modelados em argila (sem a queima) com peças existentes do repertório local realizados por oleiros mineiros. Esses trabalhos em argila estarão dispostos juntos com recipientes das mais variadas formas, ocupando uma grande mesa ao longo do galpão. No decorrer da mostra algumas das peças de argila serão colocadas em contato com a água, para aos poucos irem se dissolvendo, perdendo sua forma original e voltando ao estado de argila hidratada.

Uma primeira edição deste trabalho foi realizada na exposição Barroco.oco em abril de 2012 no Sesc-Caruaru . Porém com características bem diferenciadas e com um repertório próprio da região pesquisada, a mostra proposta para Belo Horizonte dialogará com as proporções do espaço do galpão 5 da Funarte MG.

O acompanhamento curatorial da exposição Inventário/Argila é assinado por Marcelo Campos – crítico de artes, professor e coordenador de graduação-Instituto de Artes da UERJ. Doutor em Artes Visuais- PPGAV da EBA-UFRJ. Integram a equipe responsável pela mostra a produtora executiva Rosa Melo (PE), e os Designs Gráficos e de Sinalização Zoludesign/ Luciana Calheiros e Aurélio Velho. A concepção artística, criação e coordenação da exposição é do próprio artista José Paulo.

Realizada por meio do Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2012 – Galpão 05 – FUNARTE MG 

De 6 de dezembro de 2012 a 31 de janeiro de 2013, de segunda a sexta, das 10 às 18 horas - (atenção, não há visitação aos sábados e domingos). Na FUNARTE MG (Rua Januária, 68 - Floresta)
Informações ao público: (31) 3213.3084

Nenhum comentário:

Postar um comentário