quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

ARQUIVO PÚBLICO DA CIDADE DE BELO HORIZONTE - APCBH

Criado em 1991, pela lei municipal 5.900, esta instituição arquivística municipal, o Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte - APCBH, tem como finalidade a preservação sistemática dos acervos documentais produzidos e recebidos pelo Poder Executivo Municipal ou documentos privados de interesse público, tornando-os acessíveis através da dinâmica de suas atividades e, desta maneira, facilitando a eficiência das operações da administração pública, a pesquisa, a proteção dos direitos do cidadão e o desenvolvimento da identidade local. 

O APCBH reúne documentos em diversos formatos como mapas, plantas, fotografias e documentos avulsos. O acervo da instituição vem sendo organizado em: Fundos do Poder Executivo Municipal, Fundos Privados e Coleções. 

A divulgação do acervo é feita através de diversos instrumentos de pesquisa: Guia, Banco de dados, Inventários, Planilhas e Listagens. Alguns desses instrumentos já estão disponíveis em publicações impressas ou no site do Arquivo. 

Dois projetos de difusão são desenvolvidos no APCBH atualmente: o projeto Novos Registros - Banco de Teses sobre BH e MG, criado em 1993, que visa divulgar a produção acadêmica sobre a Cidade e o Estado, em palestras gratuitas, e, ao mesmo, tempo trazer esta produção para a sala de consultas do Arquivo, no Banco de Teses. O projeto Visões da Cidade, criado em 1999, como complemento ao primeiro, é aberto à apresentação de trabalhos sobre a cidade produzidos fora das universidades, especialmente, os comunitários. Além disso, o Visões da Cidade apresenta depoimentos de antigos moradores. O Arquivo, através de sua Sala de Consultas, promove o atendimento ao usuário de seu acervo, sendo facultada a todo cidadão, desde que se registre como consulente, preenchendo formulário próprio.

O APCBH, em parceria com a Associação Cultural do Arquivo Público (ACAP-BH) e com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, acaba de lançar a Coleção Histórias de Bairros, formada por seis cadernos paradidáticos que trazem informações sobre a origem das regionais da capital e seus respectivos bairros. As obras são destinadas ao público estudantil entre 9 e 12 anos, com o propósito de fornecer subsídios para o desenvolvimento do tema em sala de aula. A coleção será distribuída gratuitamente a todas as escolas de nível fundamental da cidade. 

Horário de Funcionamento: Segunda a sexta, das 9 às 17h
Maiores informações: (31) 3227-4603
e-mail: apcbh@pbh.gov.br
Não é necessário o agendamento para pesquisa, apenas para visitas monitoradas à instituição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário