quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

DELÍRIO & VERTIGEM - NO GALPÃO CINE HORTO

COM DIREÇÃO DE RITA CLEMENTE E TEXTOS DE JÔ BILAC, ESPETÁCULO "DELÍRIO & VERTIGEM" SERÃO REAPRESENTADOS NO VERÃO ARTE CONTEMPORÂNEA 2013

Após oito meses de intensos trabalhos de pesquisa e experimentação, o Oficinão Galpão Cine Horto estreia, no próximo dia 23 de novembro, o resultado da 15ª edição do projeto. Sob direção de Rita Clemente e construídos sobre treze textos do dramaturgo carioca Jô Bilac, "DELÍRIO & VERTIGEM" são, na verdade, dois espetáculos, que compartilham de uma mesma concepção artística. "DELÍRIO" apresenta uma faceta mais trágica das relações humanas, tendo como contexto geral o ambiente doméstico, enquanto "VERTIGEM" se lança na imprevisibilidade de espaços públicos e desenha a condição humana de forma mais cômica.

Os espetáculos "DELÍRIO & VERTIGEM" ficam em cartaz, no Galpão Cine Horto, até o dia 09 de dezembro. Em 2013, voltam a ocupar o Teatro Wanda Fernandes, de 17 de janeiro a 03 de fevereiro, integrando a programação do Verão Arte Contemporânea, festival que ocupará diversos espaços da capital com intensa programação cultural.

DELÍRIO & VERTIGEM
Criados a partir de um conjunto de treze textos curtos do dramaturgo carioca Jô Bilac, jovem revelação da dramaturgia nacional, "DELÍRIO & VERTIGEM" foram desenvolvidos simultaneamente, a partir de um processo de pesquisa iniciado em abril de 2012. Apesar de compartilharem de uma mesma concepção artística, orquestrada pela diretora Rita Clemente, pela diretora de arte Luciana Buarque e pelo iluminador Wladimir Medeiros, cada espetáculo apresenta recortes e abordagens bastante distintas em relação à obra do autor, que se caracteriza por personagens ambíguos e moralmente questionáveis, capazes de tudo para alcançarem seus objetivos.

O primeiro espetáculo, "DELÍRIO", se passa em diferentes contextos domésticos, ambientados sempre em um mesmo cenário, marcado apenas por tons de preto e branco, além de elementos verdes, que aos poucos contaminam a visão do espectador. Ocupando o palco do Teatro Wanda Fernandes de forma bastante intimista, "DELÍRIO" apresenta as cenas "A Cegueira do Gato", "Paraíso Zona Sul", "Festa Para Dois", "O Colorido dos Olhos", "Veneno Colorido", "Escorial do Medo", "Maçã do Amor" e "Las Vegas". Ainda que haja exceções, este conjunto chama atenção aos aspectos trágicos da obra do dramaturgo Jô Bilac, retratando desarranjadas relações familiares e afetivas.

Em "VERTIGEM", por outro lado, a intimidade do lar cede lugar à imprevisibilidade de variados lugares públicos, como calçadas, aviões, aeroportos, salas de cinema e igrejas. É nesses contextos que se dão inusitados encontros e desencontros entre os personagens do espetáculo, composto pelas cenas "Abelha Rainha", "Com Carinho: Priscila Presley", "Top Top", "Paraíso Zona Sul", "Unhas Vermelhas da Noiva", "A Cegueira do Gato" e duas versões de "Las Vegas". Usando uma cenografia mais despojada, em que cadeiras são os únicos móveis dispostos no cenário, o espetáculo se volta a aspectos cômicos da existência humana.

Oficinão Galpão Cine Horto 2012 (Rua Pitangui, 3613 - Horto)
De  17 janeiro a 03 fevereiro - Quinta a Domindo
(dentro da programação do Verão Arte Contemporânea)
As 20h - R$ 14 (inteira) | R$ 7 (meia) 
Classificação: 14 anos 
Duração: 2h30 (Delírio: 1h10 | Vertigem: 1h | Intervalo: 20min) 
Capacidade do teatro: 88 lugares

Nenhum comentário:

Postar um comentário