terça-feira, 29 de janeiro de 2013

BRASIL E BUTÃO: UM ENCONTRO MUSICAL

No dia 29, terça-feira, Centro de Referência da Moda de Belo Horizonte (CRModa), apresenta o concerto comentado “Brasil e Butão: Um Encontro Musical” às 20 horas. A atividade é gratuita e faz parte do projeto “Labirinto”, que tem como objetivo promover a formação e a circulação cultural nas diversas formas de expressão artística.

Em outubro de 2012, um grupo de músicos brasileiros foi convidado a gravar um disco junto a um coro de monjas num remoto reino do Himalaia: o Butão. Localizado entre a Índia e a China, o Butão é um país isolado por suas montanhas e florestas, cujas tradições refletem essa característica. Sua música é fortemente influenciada pelo budismo, a religião oficial do país.

Além de escutar relatos sobre a experiência do grupo de músicos brasileiros no Himalaia, o público conhecerá aspectos musicais desse trabalhado, assim como elementos decorrentes do encontro entre as duas culturas, através de gravações e imagens. O encontro culmina com o concerto "Como Reflexo da Lua na Água", de Felipe Andra, também gravado no Butão.

A apresentação é uma contrapartida ao patrocínio do Governo Federal, por meio de seu Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural 2012 do Ministério da Cultura, com o apoio da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura.

Sobre os músicos

Felipe Andra é violonista e compositor. Estudou na Universidade Federal de Minas Gerais e prosseguiu sua formação em Paris, onde se dedicou, sobretudo, à Música Sacra Budista. Inúmeras estadias no Oriente propiciaram o desenvolvimento de sua linguagem musical, que se reflete tanto no trabalho instrumental, quanto composicional.

Marta Branco graduou-se em flauta sob a orientação dos Professores Arthur Andrés e Maurício Freire. Prosseguiu sua formação na Universidade Federal da Bahia, onde se dedicou à música contemporânea para flauta transversal. Em Berlim desde 2008, ela realiza pesquisa de doutorado na Universität der Künste Berlin (UdK) sob a orientação da professora e doutora Dörte Schmidt.

Felipe José é multinstrumentista. Graduado em Composição Musical pela UFMG, integrou o Grupo RAMO e a Itiberê Orquestra Família, dedicando-se a práticas musicais diversas, como música antiga e de concerto; música popular brasileira e música espontânea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário